Câmara Municipal de Pirpirituba repassa quase R$ 150 mil à Prefeitura para compra de ambulância

Por ascom   Quinta-Feira, 4 de Janeiro de 2024

A Câmara Legislativa Municipal de Pirpirituba, sob à presidência do vereador João Carlos Castro Simões (PSDB), popular Carlinhos Simões, repassou à Prefeitura de Pirpirituba o valor de R$ 149.213,10 mil para a compra de uma ambulância destinada ao Pronto Atendimento (PA) do município, saldo este referente à economia feita pelo Poder Legislativo sobre o repasse do município à Casa Antônio Leopoldo Batista no ano de 2023.
Carlinhos Simões, presidente da Casa, disse que o valor devolvido é fruto de uma administração transparente com dinheiro público e uma boa sintonia junto ao executivo em prol de dias ainda melhores para o município.
A notícia do repasse pegou o gestor do município de surpresa. Ele agradeceu ao vereador Carlinhos Simões pela sua atitude, cujo valor economizado é de sua primeira gestão como presidente da CM de Pirpirituba em seu 1º biênio, e o valor devolvido pelo presidente da Casa para comprar uma ambulância.
O pedido da compra da ambulância pelo presidente da Casa foi feito por meio de ofício ao prefeito Didiu, que assinou a solicitação, e disse que vai atender o desejo do parlamentar.
A entrega do cheque simbólico, que ser fez presente o prefeito, aconteceu no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Pirpirituba. O valor, segundo Carlinhos Simões, já foi repassado para os cofres da prefeitura.
Único da história
O único da história da CM de Pirpirituba, de todos os presidentes que passaram pela Casa Antônio Leopoldo Batista em todos esses anos, Carlinhos Simões foi único a ter essa atitude de devolver o valor. Um caso considerado inédito como presidente e ainda no seu primeiro ano de gestão. Em vezes dele gastar aleatoriamente o dinheiro, ele preferiu beneficiar os munícipes revertendo o montante na compra de uma ambulância.
Valor não gasto
Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o poder executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário. Cabe então à Presidência de cada câmara definir quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, a atual presidência optou por poupar gastos na câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população seja beneficiada.